4/06/2007

Sobre disciplina

Dedos fora de rítmo de jogo. Mas vamos lá. Pra onde mesmo? Quem define um caminho seguro a seguir nessa mixórdia(ótima palavra para começar a mostrar que estou 100% fisicamente)de encruzilhadas e passagens secretas?
É, ainda vejo as peças meio jogadas ao leo no tabuleiro, mas já consigo ver um lógica para acertar o caminho.
Eu que nunca fui muito ligado nela, acabo de eleger a disciplina como meu GPS para saltos mais altos. Porra! Tudo acaba passando por ela, não há como negar. Disciplina sf.1.Conjunto de regras que regem uma organização, atividade, etc.2.Submissão a essas regras.3.Qualidade de quem se submete a leis, ordens, etc 4. Matéria de ensino. 5.Regra, método.6. Ensino, instrução. -> dis.ci.pli.na.do adj
A gente tenta correr da maldita uma grande parte da vida imaginando que ela vai nos escravizar. Descobre tempos depois, que ela na verdade liberta.
Com ela é possível fazer uma coisa escassa no Brasil: planejar. Preparar-se para o que vem pela frente, não ser pego de surpresa na esquina.
Acho que deveria ter uma matéria/disciplina em todas as escolas brasileiras para ensinar nossos estudantes a se organizar, ensiná-los a ser um adulto resolvedor de problemas.
Afinal, o que é a vida senão uma sequência gigantesca de problemas colados? Pequenos, médios, grandes...eles insistem em bater à porta desde o primeiro raio de sol da manhã e, caso você não os mate,vão para cama contigo atormentando seu sono sagrado.
Tá, podem achar esse papo "auto-ajuda" piegas, sem consistência argumentativa, etc. Mas o fato é que nós brasileiros somos despreparados para a disciplina, esperamos as pequenas tarefas se tornarem grandes problemas, deixamos sistematicamente de cultivar bons hábitos, como uma atividade física constante, e quando vemos estamos com sérios problemas de saúde.
Deixamos de saldar uma pequena dívida e quando atentamos ela já é um dinheiro considerável...isso só para ficar em dois exemplos grandes.
Porém, as pequenas coisas também atrapalham nosso dia-a-dia muito mais do que pensamos e mutilam nossas possibilidades de crescimento pessoal e profissional.
Uma técnica que venho adotando desde o início de 2007(isso, foi uma daquelas resoluções de virada de ano mesmo) e que tem me dado ótimos resultados é o agendamento de tudo que quero resolver, desde coisas pequenas, até as coisas grandes. São tarefas cumulativas, mas me comprometo em resolver o máximo que posso em um dia, para que a lista de amanhã não me faça passar vergonha.
Tenho observado que hábitos nascem assim, com a lembrança diária do que é necessário fazer para se chegar a uma estágio mais elevado. Seria como nos games, a próxima fase do jogo. E não adianta reclamar, você só vai mudar de fase quando entender que a disciplina é liberdade e não prisão.